domingo, 30 de outubro de 2016

À flor do mar (1986)

http://ift.tt/2eKPI5V

O polémico realizador português João César Monteiro realizou em 1986 o filme “À flor do mar” (não confundir com a telenovela “Flor do mar”) este filme baseado numa história verídica que conta a história de uma viúva italiana que passa férias em Tavira e que um dia na praia encontra um homem ferido, no mesmo dia em um político palestiniano é assassinado. A viúva dá guarida ao homem ferido em sua própria casa, enquanto enfrenta a ameaça de homens estranhos que procuram tenazmente este homem ferido. Mistura de romance de férias com enredo de espionagem, o filme teve ante-estreia em 1987 mas teve de esperar dez anos para pode ter finalmente estreia oficial. Entretanto, foi exibido no festival de cinema da Figueira da Foz e no festival de cinema de Salsomaggiore, onde teve direito a um prémio especial do júri.
No filme contracenam, entre outros, Laura Morante, Teresa Villaverde (ainda antes de iniciar a sua carreira como realizadora) e Manuela de Freitas .


terça-feira, 2 de agosto de 2016

segunda-feira, 13 de junho de 2016

O caminho mais fácil

http://ift.tt/1PXdnhD
A globalização foi uma coisa excelente: pôr todos os povos em contacto uns com os outros, partilhar as suas ideias, convicções e ideais mais nobres. Mas o verdadeiro objectivo da globalização nunca foi o de construir um mundo à imagem da letra de Imagine, de John Lennon. O verdadeiro motor sempre foi o de busca da riqueza, o que equivale a felicidade, mas só para uns poucos.
O mundo em que estamos a viver neste momento enfrenta problemas decorrentes dessa mesma globalização motivada pela ambição.
Qual é a alternativa ? A ideia de que um estado fechado e isolado vive melhor porque não depende de mais ninguém para viver foi o ideal da nossa nação durante quase 50 anos. Isto vacinou-nos a nós portugueses contra facínoras da índole daqueles que andam por aí a prometer ideias simples para resolver problemas complexos no mundo dos dias de hoje. Querem voltar atrás e fechar fronteiras e pôr no poder indivíduos que empolam inimigos invisíveis e que nos ensinam em virtude disso a pegar em armas contra vizinhos que antes eram nossos amigos, tudo em nome de uma ilusão de maior segurança ? Pormos em causa todos os nossos valores enquanto Comunidade Europeia – e que conseguram levar paz a um continente estraçalhado por guerras de centenas de anos – , ou fingir que os defendem em prol de manter uma ideia de coesão que já não existe mais?
A História ensina-nos lições do que não se deve repetir, mas infelizmente os seres humanos apenas vivem pouco tempo, o insuficiente para se não se aperceberem de que soluções simples como armar-nos a todos até dentes, em suma a corrida ao armamento, construir barreiras que nos permitam criar sensação ilusória de segurança, apenas é regressar ao Passado de sempre ?
Infelizmente a Humanidade parece comportar-se como uma criança teimosa, de memória curta e que só aprende pelo fogo. Já passaram 70 anos desde 1945, os que eram jovens na altura já poucos ainda vivem para poderem contar o que foi viverem naquele tempo.
Acredito que nos tempos actuais, estamos numa encruzilhada, e o caminho que parece mais interessante a seguir neste momento é o que parece mais engraçado, mas que mais tarde inflecte em curva de forma tão subtil e imperceptível dando uma volta que no fim vai somar 180 graus em direcção a onde ? AO PASSADO !

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Now a computer tell you which microbe is keepingh you seek!

http://ift.tt/1WQZCCO

 

metagenomics

Scientists from the University of Utah with private labs developed a new software called Taxonomer which is able to report the microbe species in samples. Metagenomics at its best!
See the article at medicalXpress

 


domingo, 8 de maio de 2016

Um laboratório nos nossos olhos

http://ift.tt/24Eabhz

Construir uma aula de laboratório a partir de uns óculos de Realidade Virtual, simulando a experiência real de um laboratório, em mais uma sessão curta dos consagrados “TED”…


sábado, 7 de maio de 2016

Pela primeira vez… encontrados répteis preservados em âmbar !

http://ift.tt/272KplM

Até agora… apenas se conheciam insectos preservados em âmbar. Pela primeira vez foram encontrados pequenos répteis.

Sourced through Scoop.it from: noticias.ambientebrasil.com.br

Répteis em ambar é algo de único que nunca tinha sequer tido conhecido de que seria possível… ! Quanto muito insectos, agora répteis… bem também acho que não vamos ter ainda um T. rex preservado em âmbar, ehehe !
O âmbar como é o resultado da cristalização da resina de plantas, apenas capturas criaturas pequenas que viviam nessas mesmas plantas.

See on Scoop.itMilhares de milhões de anos… a mesma Terra !


‘Vovô jacaré’ de 250 milhões de anos do RS pode dar pistas sobre evolução

http://ift.tt/23xgTjx

Há 252 milhões de anos, a Terra começava a se recuperar de uma extinção em massa que aniquilou 90% das espécies do planeta, bem antes daquela que acabou com os dinossauros.

Sourced through Scoop.it from: http://ift.tt/IdyJ0h

See on Scoop.itMilhares de milhões de anos… a mesma Terra !


“Hammerhead” creature was world’s first plant-eating marine reptile

http://ift.tt/23xgUEf

In 2014, scientists discovered a bizarre fossil—a crocodile-sized sea-dwelling reptile that lived 242 million years ago in what today is southern China. Its head was poorly preserved, but it seemed to have a flamingo-like beak. But in a paper published today in Science Advances, paleontologists reveal what was really going on—that “beak” is actually part of a hammerhead-shaped jaw apparatus, which it used to feed on plants on the ocean floor. It’s the earliest known example of an herbivorous marine reptile.

Sourced through Scoop.it from: www.fieldmuseum.org

Uma criatura com mandíbulas  em forma de martelo é o primeiro exemplo conhecido de réptil marinho herbívoro.

See on Scoop.itMilhares de milhões de anos… a mesma Terra !


sexta-feira, 6 de maio de 2016

Expressão génica registada ao vivo pela primeira vez

http://ift.tt/1STi33L

Cientistas puderam pela primeira vez visionar em directo o acto de síntese de proteínas a partir do RNA através da activação de proteínas fluorescentes envolvidas no acto de tradução do RNA em proteína.

http://ift.tt/1SRcW7P


Um gene para desenvolver um organismo onde as células trabalhem em prol de um objectivo comum

http://ift.tt/1WdsHsr

Um gene pode ser responsável pelo desenvolvimento da multicelulariedade entre organismos de ramos complementamente independentes do mesmo vivo. Esse mesmo gene quando introduzido num organismo unicelular, levou-o a que se tornasse multicelular.

When the researchers took the RB gene from Gonium and introduced it in to Chlamydomonas, it caused Chlamydomonas to become multicellular.


quarta-feira, 27 de abril de 2016

Beetle saved in amber had helicopter wings

http://ift.tt/1ri0K5z

Uma carocha conservada em âmbar datada do período Eocénico (cerca de 10 milhões de anos após a extinção dos dinossauros até há cerca de 37 milhões de anos) e encontrada na Alemanha tinha asas com configuração nunca vista: em helicóptero !

Sourced through Scoop.it from: www.sciencenews.org

Carocha conservada em âmbas tinha asas de helicóptero

See on Scoop.itMilhares de milhões de anos… a mesma Terra !


sexta-feira, 22 de abril de 2016

These Stunning Satellite Images Turn Earth Into Art

http://ift.tt/1VpsySf

“The U.S. Geological Survey (USGS) has compiled some of the more stunning examples into a traveling art exhibition called Earth as Art 4, the fourth in a series of shows since 2002. The collection, which can be viewed in full online, debuted at USGS headquarters in Reston, Virginia.”

 

Tags: remote sensing, land use, environment, geospatial, images, art, landscape.

Source: http://ift.tt/w3SoG9


Virus trading cards

http://ift.tt/1TmEKzD

Deadly but beautiful – The trading cards you probably don’t want to collect.
 

Sourced through Scoop.it from: tabletopwhale.com

See on Scoop.itBioinformática


Gene behind evolution in action in Darwins finches identified

http://ift.tt/1SA6ROG

Scientists from Princeton University and Uppsala University in Sweden have identified a specific gene that within a year helped spur a permanent physical change in a finch species in response to a drought-induced food shortage. The findings provide a genetic basis for natural selection that, when combined with observational data, could serve as a comprehensive model of evolution.

Source: www.princeton.edu


PHD Comics: Microbiomes Explained

http://ift.tt/1TmEIYo

Link to Piled Higher and Deeper

Sourced through Scoop.it from: www.phdcomics.com

À nossa volta, existem minúsculos organismos com um potencial que ainda mal começámos a entender….
um poderão fazer a diferença entre colonizar um planeta ou talvez mesmo salvar vidas…!

See on Scoop.itBioinformática


quinta-feira, 21 de abril de 2016

An abandoned probe just discovered something weird about the atmosphere of Venus

http://ift.tt/1VIJClS

The fiery hellscape that keeps on giving.
DAVID NIELD 21 APR 2016

Just when we’d all forgotten about the second-closest planet to the Sun – what with Planet Nine taking up all our attention – an old, abandoned probe has come through with some weird data from the atmosphere of Venus.

The European Space Agency’s (ESA) Venus Express probe spent eight years collecting information on Venus before plunging down to the surface and out of range back in November 2014. But now we finally have the last batch of data it transmitted back to Earth before going offline, and there are some big surprises in all those recordings.

Turns out, the polar atmosphere of Venus is a whole lot colder and a lot less dense than we previously thought, and these regions are dominated by strong atmospheric waves that have never been measured on Venus before.

Maddie Stone from Gizmodo reports that the Venus Express probe found polar areas of Venus to have an average temperature of -157 degrees Celsius, which is colder than any spot on Earth, and about 70 degrees lower than was previously thought.

This is rather surprising, considering Venus’s position as the hottest planet in the Solar System overall.

Not only is Venus much closer to the Sun than we are, it also has a thick, dense cloud layer that traps heat. However, Venus Express also found that the planet’s atmosphere was 22 to 40 percent less dense than expected at the polar regions.

“The existing model paints an overly simplistic picture of Venus’s upper atmosphere,” said lead researcher, Ingo Müller-Wodarg, from the Imperial College London. “These lower densities could be at least partly due to Venus’ polar vortices, which are strong wind systems sitting near the planet’s poles. Atmospheric winds may be making the density structure both more complicated and more interesting!”

There’s more too: the probe found these same regions to be dominated by strong atmospheric waves, which behave like ripples in a pond, except they travel vertically instead of horizontally.

These waves are thought to be key in influencing a planet’s atmosphere, including the one we have here on Earth, but they’ve never been measured on Venus before.

What makes the discoveries even more interesting is that they were obtained using instruments that weren’t intended for in-situ atmosphere observations: it was only after the launch of the Venus Express that scientists realised they could use accelerometer measurements to assess atmosphere density.

Finally, in its last moments, Venus Express proved that aerobraking – using atmospheric drag to slow down – is an effective way of making a controlled descent, and that’s going to be very useful indeed when the ESA’s Mars probe arrives at its destination.

“For Mars, the aerobraking phase would last longer than on Venus, for about a year, so we’d get a full dataset of Mars’ atmospheric densities and how they vary with season and distance from the Sun,” said Håkan Svedhem, a researcher for both the ExoMars 2016 and Venus Express missions. “This information isn’t just relevant to scientists; it’s crucial for engineering purposes as well.”

Sourced through Scoop.it from: www.sciencealert.com

What a surprise ! Who would say that there is cold regions in Venus !?

See on Scoop.itAnother Earths in the Universe


Bird genome contains fossils of parasites

http://ift.tt/22QRSPW

In rare instances, DNA is known to have jumped from one species to another. If a parasite’s DNA jumps to its host’s genome, it could leave evidence of that parasitic interaction that could be found millions of years later – a DNA ‘fossil’ of sorts. An international research team led from Uppsala University has discovered a new type of so-called transposable element that occurred in the genomes of certain birds and nematodes.

Sourced through Scoop.it from: www.uu.se

Trechos de DNA chamados transposões saltaram do DNA de nemátodes como a lombriga para os seus hospedeiros na altura.
Encontram-se certos transposões provenientes de nemátodes no genoma de mamíferos mas essa “infecção” apenas se deu mais recentemente. O que parece provar que os nemátodes apenas foram capazes de parasitar mamíferos mais recentemente do que as aves.

See on Scoop.itBioinformática


segunda-feira, 18 de abril de 2016

Corrigido lapso de classificação de dinossauro emplumado

http://ift.tt/1XFDkRU

Solving one of the longest cases of mistaken identity, University of Alberta PhD candidate Greg Funston with supervisor Phil Currie recently described a new genus and species of toothless dinosaur from Alberta.

Sourced through Scoop.it from: uofa.ualberta.ca

See on Scoop.itMilhares de milhões de anos… a mesma Terra !


sexta-feira, 15 de abril de 2016

A nossa vida toda não passa de um filme !

http://ift.tt/1NtgEOX

Cientistas da École de Lausanne decidiram investigar se por detrás da percepção consciente do que se passa à nossa volta todos os dias existe um processamento ‘inconsciente’ que só vem à luz da nossa consciência após estar completo. As operações atómicas que tratarão de processar os constituintes de qualquer estímulo/imagem que desperte a nossa atenção serão processados em diferentes centros neurais e só a imagem do ‘todo’ chega ao espaço consciente da nossa mente. É como se a nossa mente fosse um cozinheiro que só está interessado em que provemos os pratos depois de estarem inteiramente completados.

Basicamente é o recuperar da velha ideia de que nós passamos toda a nossa vida a ver um ‘filme’: o ‘filme’ criado pelo nosso cérebro. Não são as estímulos em ‘bruto’ que chegam à consciência, mas sim o resultado final do seu processamento.

O estudo não esclarece se a idade dos sujeitos terá algum efeito no durante deste processamento ‘pré-consciente’, mas arrisco-me a afirmar que este tempo de processamento alonga com a idade, sendo que nas crianças o processamento é mais rápidos e nos mais idosos muito mais demorado. Isto faz sentido, porque para que os diferentes centros neurais do cérebro se mantenham coordenadas, terá de existir um centro regulador responsável pela sincronização das tarefas separadas de cada um desses centros e que depois será o responsável por ‘entregar’ o resultado final ao espaço consicente, que ainda não sabemos ao certo se mapeia fisicamente no cérebro nalguma região anatómica cerebral concreta. E Descartes dizia que seria na glândula pineal…

 

Source: How the brain produces consciousness in “time slices”